Introdução :: História dos Media :: Lei da Comunicação Social :: Bibliografia :: Ficha Técnica

Ilha de São Tiago

 

Achada Santo António

Praia - São Tiago

Tel.(+238) 262 42 05

Fax: (+238) 262 32 06

 

Tornando-se num país independente a 5 de Julho de 1975, Cabo Verde viu nascer a sua primeira estação televisiva cerca de dez anos depois. Assim, a Televisão Experimental de Cabo Verde (TEVEC) entrou em funcionamento, em 1984. Após uma lenta evolução, passou a chamar-se TNCV – Televisão Nacional de Cabo Verde.

Posteriormente, com a abertura política, em 1990, realizaram-se as primeiras eleições em 1991, que ditaram a vitória do MpD (Movimento para a Democracia) sobre o PAICV, que governava, até à altura, sob o regime de Partido Único. O MpD levou a cabo um processo de reestruturação da comunicação, juntando a então Rádio Nacional de Cabo Verde (RNCV) à Televisão Nacional de Cabo Verde(TNCV), a partir das quais nasceu uma nova empresa – a Radiotelevisão Cabo Verde (RTC) – que ficou responsável pela gestão dos dois órgãos de comunicação social.

Depois do processo de fusão  (administrativa), a rádio nacional passou a chamar-se RTC FM, e a televisão RTC. No entanto, depois do regresso do PAICV ao poder, a partir de 2001, a rádio mudou de nome para a Rádio de Cabo Verde (RCV) e a estação televisiva passou a chamar-se Televisão de Cabo Verde (TCV). A gestão de ambos os meios continua sob a alçada da RTC.

 

 

Crioula FM

 

Rua Hospital-Plateau.

 Praia. São Tiago

Tel. (+238) 261 27 46

Fax: (+238) 261 27 75

 

Surgindo no panorama mediático cabo-verdiano em 2004, através da Igreja Templo Maior, a Rádio Crioula FM é um dos projectos mais populares na área da radiodifusão cabo-verdiana.

O entretenimento constitui a sua grande aposta, com particular destaque para o sector da divulgação da música cabo-verdiana. Por outro lado, contrariando a tendência da maioria das estações radiofónicas, a Rádio Crioula também aposta fortemente na música estrangeira (sem deixar de lado a cabo-verdiana).

No site da estação, pode ler-se: “há muito tempo que a Crioula FM vem conquistando o coração dos cabo-verdianos e não há uma pessoa neste país que não a conheça. Com o seu estilo alegre, divertido e atencioso, a Rádio Crioula, a cada dia que passa, atrai mais fãs e anunciantes, tornando-se já um símbolo marcado em Cabo Verde.

A sua organização e seriedade, mesclada com descontracção e uma carinhosa atenção disponibilizada aos seus ouvintes, são características que colocam hoje a Crioula FM num patamar muito diferenciado das outras rádios”.

 

 

Sport Kriolu

 

Praia. São Tiago

Tel.(+238) 293 91 25

 

O diário digital SportKriolu é um jornal temático, que se dedica exclusivamente ao desporto. No próprio portal, encontram-se referências à “perseverança e sacrifícios" necessários ao funcionamento do site, assim como à "parceria frutuosa e eficaz com a empresa de Comunicação Tudo Directo".


Este órgão procura, desde 1994, disponibilizar um órgão de informação especializada no desporto. No entanto, o esforço dispendido não foi coroado de êxito pleno, uma vez que não se conseguiu mais do que seis publicações de um jornal (impresso) desportivo, o primeiro na história da informação desportiva cabo-verdiana.

 

Essa esperança continua firme e inabalável e, por isso, surge agora este Portal com um estatuto editorial moderno e com uma equipa fiel aos leitores e ao desporto.

 

O Portal Desportivo de Cabo Verde afirma-se como "um diário de informação desportiva orientado por critérios de rigor e criatividade editorial sem qualquer dependência de ordem ideológica, política, religiosa ou económica”.

 

 

Paralelo 14

 

Achada de Santo António. Praia.

São Tiago

Tel.(+238) 262 92 63

 

O Paralelo14 surgiu em 2003, por iniciativa da empresa Tudodirecto.com, activo principal da Cabo Verde Telecom para o sector da informática e do comércio electrónico.

 

Entretanto, a partir do princípio de 2005, a Tudodirecto.com entendeu que, embora o produto fosse economicamente rentável, deixara de ser estratégico para a empresa. Deste modo, desenharam-se dois cenários: ou o Paralelo14 desaparecia ou teria de ser alienado para outro proprietário.

 

Foi assim que o único director que o diário electrónico já teve - Manuel Delgado - conseguiu chegar um acordo com a então empresa detentora do diário digital. A partir de então, Manuel Delgado tornou-se no proprietário e director do Paralelo14. Hoje, o jornal está a atravessar um período de inactividade, não publicando há uns meses.O visual da página web é semelhante ao da maioria dos jornais em linha.

 

 

Jornal O Liberal

 

Achada de S. Filipe Praia, São Tiago

Tel.(+238) 993 98 06

 

O jornal Liberal é um diário essencialmente digital que surgiu na paisagem mediática cabo-verdiana no decorrer de 2005. É, actualmente, o jornal electrónico cabo-verdiano com mais actualizações diárias. Nos primeiros meses depois do seu surgimento, apresentava um fluxo de informação impressionante, no contexto da rotina informativa em Cabo Verde.

No entanto, devemos ter em consideração que é um jornal extremamente opinativo, tendo espaços abertos para colunistas cabo-verdianos, brasileiros e portugueses que, diariamente, publicam textos de análise política e social.

Trata-se de um jornal de carácter generalista, que abrange todas as áreas da sociedade. Dos jornais digitais editados a partir de Cabo Verde, parece ser o que mais atenção dá aos temas internacionais. Isso pode estar relacionado com o facto de o jornal ter parcerias com várias empresas informativas (especialmente a RodaMundo) e também com rede de colaboradores que tem em Cabo Verde, no Brasil e em Portugal.

 

 

Jornal Expresso das Ilhas

 

Terra Branca. Praia

 São Tiago.

Tel (+238) 261 98 07

 

O jornal Expresso das Ilhas é um dos três jornais semanais cabo-verdianos. É privado, de âmbito nacional, e tem uma tiragem de 168.000 exemplares anuais. Possui uma publicação na Internet que serve para complementar a publicação em papel.

Surgiu em 2001, depois da reviravolta política que recolocou o MpD (Movimento para a Democracia) na oposição, e tem uma componente política muito forte. É uma publicação generalista, com sede da Cidade da Praia, preocupando-se com os grandes temas que atravessam a realidade social.

 

 

Jornal A Semana

 

Rua do Palmarejo, Praia, São Tiago

Tel. 262 86 62

Fax: 262 86 61

 

Em 1991, ano em que a abertura política foi consubstanciada com as eleições de 13 de Janeiro, surgiu o jornal A Semana, depois do partido político PAICV perder o poder para o MpD (Movimento para a Democracia). Trata-se do jornal com maior penetração no mercado mediático cabo-verdiano e tem alguma audiência na diáspora, com particular destaque para a comunidade cabo-verdiana emigrada nos EUA.

O jornal A Semana é um semanário generalista que tem um portal na Internet e abrange os diversos sectores da sociedade cabo-verdiana e internacional. É um dos jornais mais completos, contando com vários suplementos como a Kriolidade (dedicada à cultura) e o Cifrão (dedicado à Economia). Tem ainda o suplemento A Semaninha, feito por adolescentes do secundário e dedicado à comunidade adolescente e juvenil.

A partir do ano passado, a empresa que detém o jornal A Semana passou a publicar um magazine (A Revista), que abrange vários sectores da sociedade.

 
 
 
 

 

Praia FM

.

Rua Visconde de São Januário, nº 19, 4ºA Praia. São Tiago. Tel (238) 261 63 56 Fax 261 35 15

 

O website da PraiaFM  foi concebido para os ouvintes poderem consultar, a qualquer hora do dia, os conteúdos mais importantes da estação.

O projecto foi inteiramente planeado e executado por técnicos nacionais, que criaram uma aplicação específica para a gestão dos conteúdos, denominada BIANDA. É a partir deste aplicativo que se procede às actualizações, várias vezes ao dia.

 
 
 
 

 

Achada Santo António, Praia. São Tiago
Tel.(+238) 262 42 05
Fax: (+238) 262 32 06

  A Rádio de Cabo Verde (RCV) é uma rádio estatal, fruto de um processo de fusões. Este processo teve início com a Rádio Nacional de Cabo Verde (RNCV), que foi posteriormente anexada à Televisão Nacional de Cabo Verde (TNCV), através de um processo de reestruturação da comunicação, dando origem a uma nova empresa: a Rádio e Televisão Cabo Verde (RTC).

Com esta fusão, a rádio passou e denominar-se RTC FM. No entanto, em 2001, mudou de nome para Rádio de Cabo Verde (RCV), enquanto que a televisão passou a chamar-se Televisão de Cabo Verde (TCV). Ambos os meios continuam a ser geridos pela RTC.

 
 
 
 

 

Rádio Comunitária Voz de Ponta d’Água

 

Zona de Ponta D'Água, Praia. São Tiago

Tel.264 41 01

 

A Rádio Comunitária “Voz de Ponta d’Água”  situa-se na zona de Ponta d’Água, nos arredores da Cidade da Praia. Foi a primeira rádio comunitária do país, financiada pelo Citi-Habitat e pela Fundação Portugal-África.

Elísio Rodrigues, presidente da Citi-Habitat, defende que a Rádio Comunitária “Voz de Ponta d’Água” tem com propósito “dar voz a quem não tem tido voz, ou seja, aos pobres. Está à disposição de todos e quaisquer tipos de pensamento, capazes de contribuir para o nosso objectivo final, que é a educação para uma cidadania activa e para uma democracia responsável”.

A Rádio Comunitária “Voz de Ponta d’Água” está, pois, ao serviço de todos os cabo-verdianos e dos praienses, em particular. Conta com o apoio de mais de 16 jovens voluntários para realizar as suas emissões. Pode ser sintonizada em FM, 96,5.

 
 
 
 
 

Inforpress

 

Achada Santo António

Praia - São Tiago

Tel. 262 34 26

Fax: 262 25 54

 

A Inforpress é a agência noticiosa de Cabo Verde. Foi fundada em 1998. Para além de desempenhar o papel de agência de notícias, a Inforpress faz a sua própria publicação, usando o suporte digital e impresso.

Esta empresa surgiu através da fusão de duas empresas já extintas: a Editora Cabo Verde (S.A.R.L.) e a agência noticiosa Cabopress. Actualmente, associado à Inforpress, existe o semanário Horizonte, que enfrenta grandes dificuldades na sua implementação no mercado.

 

 

 

Cabo Verde

On-line

 

www.caboverdeonline.com

Praia - São Tiago

 

 

 

 

 

 

Este jornal on-line contém informações sobre todas as ilhas de Cabo Verde, embora tenha uma projecção internacional, uma vez que pode ser visionado em português e inglês. O objectivo desta página é servir de ponte de comunicação entre os cabo-verdianos espalhados pelo mundo.

 

Nesta perspectiva, o CaboVerdeOnline encara o objectivo de se juntar, a nível internacional, às organizações não-governamentais envolvidas nas tarefas de promover um excelente nível de educação das novas gerações nas áreas das ciências, matemáticas, tecnologia e literatura.

 

A equipa que desenvolveu este website seguiu a iniciativa de funcionamento "non stop solutions", uma solução tecnológica que permite aos cibernautas navegar a tempo inteiro. O CaboVerdeOnline é um jornal que pretende, acima de tudo, conquistar a participação e a colaboração dos utentes.

 

 O CaboVerdeOnline promove ainda iniciativas na distribuição de serviços nas áreas do desenvolvimento humano, como a saúde, as artes, a música e o meio ambiente.

 

 

Voz Di Povo

www.vozdipovo.com

Praia - São Tiago

 

O VozDiPovo-online.com aproveita o nome de um famoso jornal que deixou de ser impresso na década de 80. O site arrancou a 5 de Julho de 2004 e tem uma média de procura diária de cerca de 800 visitantes. A maior parte das visitas do VozDiPovo tem origem nos Estados Unidos da América – onde existe uma das comunidades mais numerosas de cabo-verdianos. Os frequentadores do site a partir de Portugal, Brasil, Holanda e, claro, Cabo Verde são também dos que mais contribuem para a popularidade do site.

O VozDiPovo é profundamente generalista. Aposta em áreas como Economia e Negócios, Sociedade (assuntos de emprego e segurança), Política (interna e externa) e Desporto. Dá também acentuado relevo ao que se passa neste domínio em Portugal. No que toca a áreas de informação mais generalizada, o site aposta essencialmente no Turismo. Amílcar Tavares afirma que “nunca antes houve a preocupação de sistematizar informação turística destinada a quem visita Cabo Verde”.

 

 

Jornal Horizonte

Praia - São Tiago

 

O Jornal Horizonte é um dos semanários mais importantes de Cabo Verde. O jornal faz a cobertura noticiosa de todas as ilhas do arquipélago. O Horizonte, tal como os jornais A Semana e O Expresso das Ilhas, tem a sede na cidade da Praia. É um dos jornais mais vendidos em todos o país.

Os conteúdos do Jornal Horizonte estão distribuídos em secções como Desporto, Condições do Tempo, Negócios e Entretenimento. Devido à conjectura histórica e ao financiamento (privado), o jornal é estritamente relacionado com o partido de oposição do Governo actual. 

 
 

Brava :: Sal :: Fogo :: São Tiago :: São Vicente :: São Nicolau :: Santo Antão :: Boa Vista :: Maio

:: Página Inicial ::